As Fogaças do Relíquias

  Esta segunda feira, 20 de Janeiro, foi dia das Fogaças, sim somos da zona de Santa Maria Da Feira!
  Por forma a seguir a tradição, o Relíquias Doces quis se aventurar a experimentar a fazer as famosas fogaças. Foi a primeira vez que se pôs a mão na massa para fazer uma fogaça, e para primeira vez ficou muito apetitosa!
  A festa das fogaceiras teve origem na promessa de oferta de um pão doce, a fogaça, que o povo de Santa Maria da Feira fez a S.Sebastião em troca de protecção, no ano de 1505. Contudo, esta promessa continua a ser cumprida em cada dia 20 de Janeiro e é uma referência histórica e cultural para as Terras de Santa Maria.
  Existem várias receitas para a confecção da fogaça, no entanto os ingredientes base utilizados são água, fermento, farinha, ovos, manteiga, açúcar e sal.
  



  Aqui fica a receita que utilizamos.

  Ingredientes:

 Para o fermento : 

  • 200g de farinha de trigo
  • 150g de água tépida
  • 60 g de fermento fresco de padeiro

 Para a massa: 

  • 600g de farinha de trigo
  • 150 g de açúcar
  • 10 g de sal
  • 120 g de manteiga
  • 3 ovos
  • 1 colher de café rasa de canela
  • 1 colher de café de raspas de limão
  • Sumo de limão (uma chávena de café)


  Modo de Preparo:

  Dissolva o fermento na água tépida e junte a farinha de trigo até obter uma massa mole, que se deixa levedar entre a 15 a 30 minutos conforme a temperatura ambiente. Depois de levedada adicione o açúcar com a canela, o sal, os ovos, as raspas e o sumo de limão, a manteiga e a farinha de trigo necessária até obter uma massa consistente. Deixe fermentar o tempo necessário, até a massa dobrar o seu volume.
  Quando a massa estiver o dobro, coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha e divida-a ao meio e molde cada parte num rolo comprido com uma ponta mais larga. Seguidamente, espalme o rolo com a mão e enrole-o em forma de pirâmide começando pelo lado mais largo. Posto isto, coloque as pirâmides num tabuleiro polvilhado com bastante farinha e deixe a massa levedar entre 30 a 60 minutos.
  Antes de ir ao forno pincele a massa com um ovo batido e com uma tesoura dê quatro golpes no topo da pirâmide o que dará origem às torres do castelo. Leve ao forno aquecido a 200ºC. Ao fim de 10 minutos retire as fogaças do forno e abra as torres e volte a colocar no forno, até acabar de cozer.





Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Tertúlia da Susy obrigada pelo comentário e esperamos que experimente a nossa receita e que depois nos diga como correu a experiência.
      Beijinhos e não se esqueça de seguir o blog =)

      Daniela e Patrícia

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá comprar curtidas :) obrigada pelo miminho e não deixe de nos seguir!
      Beijinhos

      Daniela e Patrícia

      Eliminar

Enviar um comentário